«

»

dez 09

Bounce Rate: Entenda como funciona a taxa de rejeição.

O Bounce Rate (ou taxa de rejeição) é uma métrica que tem o valor da taxa de visitantes que entram e saem do seu site sem visitar outras páginas dividida pelo total de visitantes dessa página.

O tempo de permanência de um usuário em uma página é calculado da seguinte forma: você entra na página A, e tempo depois você acessa página B. O tempo na página A é igual a (Hora de acesso da página B) – (Hora de acesso da página A). Se você acessar uma página e logo depois fechar seu browser ou mesmo voltar, o tempo nessa página é igual a 0. Ou seja, se o tempo na página é igual a 0, é considerado bounce rate. Você pode encontrar mais informações sobre medidas de tempo aqui.

A partir desse tempo se obtém o tempo médio de visita nas páginas e em seu site todo.

As páginas baseadas em Flash ou mesmo Ajax, por não serem carregadas frequentemente, possuem um bounce rate alto. Para contornar isso, você deve fazer o track para virtual pageviews, que é encontrado no próprio Google Analytics.

O bounce rate pode ser usado para verificar a qualidade das suas visitas e determinar se as páginas do seu site, principalmente as de entrada, cumprem seu papel de enviar tráfego para outras páginas que podem ser de maior interesse.

Quanto maior forem as taxas de bounce rate, significa que a usabilidade de seu site não é boa, ou que por uma eventual busca o usuário não encontrou em seu site o que ele realmente desejou. Portanto, recomenda-se revisar também o SEO de seu site.

Caso seu Bounce Rate esteja alto, essas dicas abaixo podem te ajudar:

Faça algum tipo de interação com o usuário;
Dê uma boa usabilidade ao usuário, não colocando muitas propagandas
Pense em combinação de cores que sejam as melhores possíveis para o usuário.
Para o caso de blogs, essas dicas também podem ajudar:

Convide de alguma forma o usuário a fazer algum comentário em cada post;
Faça uma listagem de posts relacionados no final de cada post.

Espero que esse post tenha solucionado a dúvida de muitos, e que as dicas possam te ajudar bastante.