«

»

maio 19

Editando Tags em arquivos de áudio .mp3.

Não é incomum ter no meio da coleção de músicas dezenas de arquivos sem informações sobre a música, o álbum ou seu artista, normalmente essas informações são gravadas em tags – etiquetas – no padrão ID3. Para editá-las é possível usar o próprio tocador de música, iTunes , Windows Media Player 11 , Winamp Full , entre outros possuem essa funcionalidade. No entanto, para identificar uma grande coleção de arquivos, um programa como o Mp3tag pode ser mais interessante.

Editar tags no programa é simples, basta indicar ao programa as pastas desejadas, ou arrastar os arquivos para a janela do programa, depois, o usuário pode editar manualmente as informações ou então usar um dos serviços disponíveis no menu Fontes.

É comum o programa oferecer diversas opções – em geral múltiplos lançamentos do mesmo álbum – nessa hora o usuário precisa ficar atento para escolher a versão certa (as versões americana e japonesa do mesmo álbum podem conter faixas diferentes ou ordenados de forma distinta).

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA

Outros recursos interessantes do programa são a possibilidade de inserir a imagem da capa do disco no arquivo de áudio – opção disponível somente em alguns formatos – e um filtro poderoso para renomear os arquivos. Ao contrário do recurso disponível nos tocadores mais populares, no Mp3tag o usuário pode definir as opções do nome de acordo com as suas preferências, ao invés de seguir padrões pré-definidos do programa.