«

»

abr 10

Aprenda a escrever um Title eficiente para SEO

A Tag Title é um dos itens que mais influencia o posicionamento no Google, se não for o mais importante. E é fácil entender o porquê. O propósito do algoritmo do Google é conseguir mostrar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Se fizermos uma busca no Google e nenhum dos resultados aparente estar relacionado à palavra-chave que pesquisamos, vamos ter uma péssima experiência com o Google. O Título dos resultados de busca ajuda-nos a rapidamente encontrar o que procuramos. Faça o teste para diversas buscas no Google e repare que 7 a 9 resultados, geralmente, possuem a palavra-chave que você pesquisou no título do resultado de busca. Veja por exemplo a busca para carros importados:

metatag-title01

A Tag Title das páginas exibidas nos resultados do Google, na grande maioria das vezes, é exibida no título do resultado da busca, em azul. A probabilidade do assunto de uma página com a Tag Title contendo a palavra-chave Carro Importado ser de fato Carros Importados é grande, tornando a experiência do usuário com o Google ainda melhor. Dessa forma, para cada palavra-chave que você quiser aparecer no google, deve existir, idealmente, uma página exclusiva para essa palavra-chave em seu site, e ela deve ser trabalhada na Tag Title. Por um capricho do Google, não é comum os 10 resultados terem a palavra-chave no Título, como pode ser observado no 9º resultado da tela acima. Mas você não vai querer arriscar, vai?

Onde fica a Tag <Title>?

No código-fonte da página, a Tag Title fica localizada entre as tags <head> e </head>, geralmente no início do código. Esta é a sintaxe:

<title> Navegador Google Chrome </title>

Como visualizar facilmente a tag <Title> de uma página

Existem várias formas para se visualizar facilmente o <Title>. A forma mais fácil é, ao carregar a página, visualizar a aba de seu nevegador (válido para os principais navegadores). Ao parar o mouse sobre a aba, o <Title> inteiro é exibido. Veja o exemplo para a página que promove a utilização do Google Chrome:

metatag-title02

Veja ainda como visualizar o Title e demais Meta Tags examinando o código fonte ou utilizando plugins desenvolvidos para essa finalidade.

Como redigir um <Title> eficiente para o SEO?

Ao redigirmos o <title> de uma página, devemos levar em consideração tanto o Google quanto as pessoas que forem ler o título nos resultados do Google. Um título mal escrito, mesmo que bem posicionado, receberá poucos cliques. Eis algumas recomendações básicas:

  • Para cada palavra-chave que você quiser aparecer no Google , procure criar uma página e consequentemente um <title> para essa página;
  • Utilize a palavra-chave selecionada para a página no início do <title>;
  • Evite repetir a palavra-chave no <title> de forma não natural. Uma vez é suficiente;
  • Não coloque o nome de sua empresa no início de todos os títulos
  • Cada página deve ter um <title> exclusivo no site. Evite repetições;
  • Um título ideal deve ter de 50 a 65/68 caracteres;
  • Não perca tempo em colocar palavras-chave repetidas após o limite de 68 caracteres. Uma vez que o usuário não as consegue visualizar no resultado de busca, o Google dá pouco valor a elas.

Exemplo de um title eficiente para um e-commerce:

<title>Raquete para tênis de mesa Butterfly – Escocesas.com </title>

Se eu não usar a tag Title, o que acontece?

Quando os buscadores não encontram esse atributo, eles recorrem ao conteúdo do site, gerando assim um título automático para ser utilizado no resultado da busca. No navegador, ao invés do título, é exibido o nome do arquivo ou o conteúdo das heading tags (h1, h2, h3, etc) .