«

»

out 09

Redirecionando seus visitantes para outra “URL” página

Alguma vez você já deve ter visitado um site que mudou de endereço e que exibia uma mensagem do tipo:

Você será redirecionado para novo site em 15 segundos.
Se não quiser aguardar, clique aqui.

Esse redirecionamento é feito em apenas uma linha:

<meta http-equiv="refresh" content="15;url=http://www.site.com.br/">

Ou seja, depois de 15 segundos o navegador será redirecionado para o endereço www.site.com.br.

Essa mesma tag é utilizada para atualizar automaticamente uma página dinâmica, como a home page de um portal ou a sessão de notícias de um site, por exemplo. Neste caso, o intervalo de tempo em segundos deve ser bem maior, e a URL deve ser o endereço do próprio site a ser atualizado.

<meta http-equiv="refresh" content="120;url=http:// www.site.com.br/">

Redirecionamento com frames

Quando você quiser fazer um redirecionamento mantendo o endereço do domínio no navegador, uma opção pode ser o uso de frames: você cria um quadro que ocupe 100% da tela e, dentro dele, faz referência ao novo endereço do site:

<html> <head> <title> Título do seu site </title> </head> <frameset rows="*" noborder border=0 frameborder=0> <frame name="conteudo" scrolling="yes" noresize src="http://www.site.com.br" marginwidth=0 marginheight=0> <noframes> <body> <h1>Mudamos de endereço</h1> <h1><a href="http://www.novosite.com.br">www.novosite.com.br</a> </body> </noframes> </frameset> </html>

Para quem não conhece frames, vamos analisar cada trecho do código:

<frameset rows="*" noborder border=0 frameborder=0>

É a tag que define o frame. Aqui, rows=”*” significa que o frame vai ocupar toda a tela. Os outros parâmetros garantem que nenhum tipo de borda vai aparecer, para que o usuário não perceba que está acessando o conteúdo dentro de um quadro.

<frame name="conteudo" scrolling="yes" src="http://www.site.com.br">

Aqui, definimos o quadro. O parâmetro name identifica o quadro – ele é mais útil quando você tem mais de um quadro na tela e precisa escolher em qual deles mostrar o conteúdo.

O parâmetro scrolling diz respeito à barra de rolagem do navegador: usando “yes” elas aparecem, usando “no” elas somem.

Em src, você define o endereço do site que quer exibir dentro do frame. Aqui valem as mesmas regras dos links: se fizer referência a uma página dentro do seu site, pode colocar só o nome dela; senão, coloque o endereço completo do site, sem esquecer do http://.

E a tag noframes?

Não se esqueça que você não sabe que navegador o usuário escolheu para acessar suas páginas. Se por acaso esse navegador não tiver suporte a frames, garanta que seu site vai ser acessado colocando pelo menos um link para o novo endereço.
Se você escolheu os frames como solução permanente para seu site, a importância das meta-tags é ainda maior: os sites de busca não terão nenhum conteúdo na sua página index.htm para indexar. O que vai aparecer no resultado da busca é a mensagem que você utilizou dentro donoframes.